Home office: o que muda na rotina da empresa e dos colaboradores?

 Há pouco mais de um ano o trabalho remoto se tornou realidade no Brasil


 O que antes era uma opção e para algumas poucas áreas apenas, se tornou maioria a partir de 2020. Estamos falando do home office, termo em inglês utilizado para falar de trabalho remoto ou teletrabalho. Com o agravamento da pandemia no ano passado, as empresas tiveram de colocar seu time para trabalhar de casa e com o passar do tempo, o que era apenas uma medida de contingência temporária se tornou definitiva em alguns casos. Mas além disso, o que mudou no último ano para empresas e profissionais?

Novos formatos

 O fator que desencadeou a “onda” do home office foi com certeza a pandemia. No entanto, quando ela enfim acabar, como será o período de retomada? Dependerá muito do estilo de trabalho e da cultura organizacional da empresa. É por esse motivo que novos estilos e modalidades de trabalho surgiram, como o modelo híbrido, por exemplo. Nesse tipo de trabalho, a equipe se alterna entre o trabalho presencial e remoto em um sistema de rodízio de pessoas ou conforme a necessidade de encontros cara a cara.

 Mas não serão todas as empresas que poderão apostar nessa forma de trabalho. Algumas pretendem retomar completamente as ocupações presenciais, enquanto outras irão adotar o home office definitivamente para atividades administrativas, como mostrou uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cujos resultados indicaram que o teletrabalho poderá ser adotado em 22,7% dos empregos no Brasil, alcançando mais de 20 milhões de pessoas. 

Nova rotina e novos hábitos
 O trabalho em casa trouxe muitas adaptações para empresas e colaboradores. Não somente no espaço para trabalhar, mas também nos benefícios e costumes profissionais. Por exemplo, um dos maiores benefícios conquistados foi o ganho de tempo. Quem antes gastava cerca de 2h de deslocando para ir ou voltar do trabalho, tem esse tempo para se dedicar a outras atividades. A flexibilidade da jornada também cresceu consideravelmente e o foco passou a ser nos resultados, não tanto nas horas trabalhadas.

 Com essas mudanças, o pacote de benefícios corporativos também precisou se adaptar e fazer mais sentido para a nova realidade. Gastos com alimentação e delivery aumentaram consideravelmente e os RH precisaram buscar novas opções de vales-refeição ou alimentação que oferecessem mais aderência, como por exemplo, o Vegas Alimentação.

Desafios para o colaborador e para o RH 
 Nem tudo são rosas, não é? Mudanças também significam desafios, e eles acontecem para ambos os lados. Quem está trabalhando de casa tem de lidar com inúmeros fatores, como a adaptação do espaço de trabalho, conciliação de rotina com os demais habitantes do lar, e a ausência dos colegas ao lado para aquela troca, por exemplo.

 Do outro lado, as áreas de Recursos Humanos precisaram adotar novos procedimentos para continuarem a cuidar dos colaboradores, mesmo que à distância. Novos estilos de entrevistar, integrar, alinhar e dar um feedback mais acertado, usando de ferramentas de gerenciamento online, para citar apenas alguns casos. Para ajudar nesses processos, também houve um grande aumento no número de eventos e encontros virtuais de profissionais, para a troca de experiências e aprendizado, como por exemplo o Webinar #SomosTodosHumanos, oferecido gratuitamente pela Vegas Card para dar aquela ajuda parceira aos RHs.

 O home office veio para ficar. No entanto, é preciso alinhá-lo ao modelo, estilo e cultura da empresa e também das pessoas para que tudo corra bem. É um desafio grande, mas que se bem acertado, pode alcançar resultados incríveis com produtividade, satisfação e desenvolvimento profissional.



Sobre a Vegas Card

Consolidada como a principal organização do setor no interior do estado de São Paulo, a Vegas Card tem o melhor atendimento do Brasil, é especialista em benefícios e controle de gestão corporativa, oferece cartões-benefícios que são aceitos nos principais mercados, possui ampla rede nacional e, vale lembrar, é amiga da sua empresa.

Vegas Card | #SomosTodosHumanos

Comentários(0)